Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2016

OLHE PARA O CÉU - PARTE 1

Hoje vou falar de como começar a observar o CÉU!   
Se você se interessa pelo assunto, aproveite...

Primeiro passo de um astrônomo é observar o céu a olho nu

Você não precisa ser um Galileu que há 400 anos inaugurava uma nova era na astronomia ao observar o céu com um telescópio.
Desde então, uma legião de astrônomos, não só astrônomos, mas curiosos  e amantes do assunto(no qual me incluo) exploram o universo com o uso de instrumentos óticos. E não se trata apenas de cientistas, munidos de tecnologia de ponta e conhecimentos sofisticados. Amadores também conseguem, com um pouco de estudo e equipamentos mais simples, entender a dinâmica dos astros e ainda realizar algumas descobertas. Mas, para isso, precisam ter disposição de passar por algumas etapas. Saiba quais são elas.


Os especialistas recomendam que os iniciantes na astronomia comecem observando o céu a olho nu.
Com o auxílio de apenas um planisfério - espécie de mapa celeste em forma de disco que indica a posição das estrelas de acordo com o hemisfério, data e horário da observação - os novatos na atividade devem aprender a identificar e localizar as principais constelações.


"As cartas simulam o movimento aparente do céu, que nada mais é que o nosso planeta rodando em torno de si mesmo. Também simulam como a parte do céu que podemos ver muda ao longo do ano devido ao movimento de translação da Terra ao redor do Sol", explica o físico e astrônomo amador Dulcidio Braz Jr.


Conhecer o céu usando um planisfério é o passo inicial que prepara os amadores para adquirir o seu primeiro instrumento ótico: um Binóculo. Portátil, barato e fácil de usar, este instrumento oferece um campo de visão aberto, que permite observar uma grande porção do céu. Com ele, é possível ver galáxias, nebulosas (nuvens de poeira e gás), pedaços de constelações, aglomerados de estrelas, detalhes da Lua, entre outros objetos celestes.


O modelo ideal para iniciantes é o 7x50. O primeiro número indica a capacidade de ampliação do instrumento e o segundo, o diâmetro da objetiva (abertura), em milímetros. "O binóculo 7x50 oferece imagens nítidas (fáceis de focalizar) e permite ver uma grande quantidade de elementos no céu, fatores que facilitam a identificação dos astros", explica o astrônomo amador e diretor de programação do GEA (Grupo de Estudos de Astronomia, de Florianópolis), Antônio Lucena.

Além disso, um instrumento deste modelo é barato - custa de R$ 150,00 a R$ 200,00 - o que resulta em uma ótima relação custo/benefício. Eu particularmente indicaria o 10x50, Sistema PORRO,  prisma de vidro óptico BaK4 e com lentes COATED ou MULTICOATED. Outra dica que dou para você que está pensando em ingressar nesse mundo das observações, é fugir dos binóculos de lentes coloridas e os que tenham ZOOM, definitivamente não servem ao propósito.

Somente após ter domínio da observação feita com binóculo, o iniciante deve partir para um investimento maior: o Telescópio. Mas isso é assunto para nosso próximo post.


Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.


Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                                               

O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica.   

6 comentários:

  1. Amo as portagens deste meu amigo!!
    O universo e seu infinito!!
    Coisas mais belas de se ver!!
    Nete

    ResponderExcluir
  2. Angela de Fatima Goncalves Rezende Souzaquarta-feira, 27 abril, 2016

    Ótimo Post. Muito legal! Parabéns !

    ResponderExcluir

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.