Páginas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL!!!

O SOPRO SOLAR no Natal...



                                                                               

Aos membros do blog, aos visitantes mais

assíduos e aos menos assíduos também. 

SOPRO SOLAR quer lhes desejar um FELIZ NATAL 



cheio de Paz e repleto de Luz a todos vocês e a todos os seus familiares.































Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 
O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica

domingo, 21 de dezembro de 2014

HOJE! O DIA MAIS LONGO DO ANO...

Solstício de verão: 21 de dezembro é O dia mais longo do ano no hemisfério sul...

Este domingo, 21 de dezembro, marca o início do verão no hemisfério sul e do inverno no hemisfério norte. O dia do início da estação é chamado de solstício de verão.

Hoje, é o dia mais longo do ano.


A palavra solstício deriva do latim "sol" e "sístere", que se traduz como permanecer quieto. 
É o momento em que o Sol antinge a maior declinação em altitude, medida a partir da Linha do Equador. 


No solstício de dezembro, em especial nas culturas romana e celta, se festejava o retorno do Sol.

Na América Latina o solstício de verão é comemorado por diversas culturas. A data, que representa um marco no Calendário Maia, que gerou uma interpretação sobre o fim dos tempos que acabou muito difundida no ano de 2012,
para as culturas originárias da região andino-amazônica representa um ciclo caracterizado pelo retorno ao equilíbrio e à relação harmônica com a natureza.

No Perú, no meio do ano é celebrada a Festa do Sol do Império Inca,  uma apoteótica celebração do mundo andino do hemisfério Sul. O imperador Inca, os sacerdotes e o povo agradeciam o Sol, que, segundo a tradição, fecunda a terra com seu calor e marca o início da época de plantio. Na cerimônia se sacrificava uma lhama, animal típico dos Andes.

O planeta Terra não permanece estático, realizando, portanto, vários movimentos, com destaque para a rotação (deslocamento da Terra em torno de seu próprio eixo) e a translação (movimento que a Terra realiza em torno do Sol).


Essa característica é responsável por alguns fenômenos, como, por exemplo, o solstício.
A inclinação de aproximadamente 23°27’ do eixo de rotação da Terra com relação ao eixo de translação proporciona uma distribuição desigual dos raios solares entre os Hemisférios Sul e Norte. Sendo assim, em um determinado período do ano, a luz solar incidirá com maior intensidade sobre um dos hemisférios. Essa diferença de radiação solar é mais nítida quando ocorrem os solstícios.





















Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 
O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica

domingo, 14 de dezembro de 2014

Um Passeio por Lugares Nunca Visitados

"Passeio guiado"  cria locais nunca visitados do Sistema Solar... 


Embarque nessa viagem!


Já pensou em fazer uma viagem por diversas partes do Sistema Solar? Enquanto isso ainda não é possível, o artista visual e animador sueco Erik Wernquist resolveu criar uma incrível jornada por locais ainda não visitados pelo homem.
As paisagens do curta "Wanderers" não saíram da imaginação do artista, mas a partir de fotos e mapas fornecidos pela Nasa. 
O "passeio guiado" de quatro minutos deixa qualquer um ansioso pela evolução da ciência e pela possibilidade dessas viagens se tornarem reais o quanto antes.
Curta mostra jornada pelo Sistema Solar, assista clicando no link
http://vimeo.com/108650530


Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 
O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica


sábado, 13 de dezembro de 2014

O QUE ERA FICÇÃO VIROU REALIDADE...

ESTÁ CHEGANDO A HORA DE POVOAR OUTROS PLANETAS












Todo mundo sabe que a Agência Espacial Americana (NASA) já mandou alguns robôs para Marte e fez várias observações sobre o que tem lá. Mas explorar o planeta vermelho com pessoas ainda não aconteceu. Mas vai acontecer. Daqui uns 10 anos. 

No início desse mês para ser mais preciso numa quinta-feira (04), a NASA pretendia dar início a um projeto que pretende levar astronautas a Marte pela primeira vez. 

A cápsula Orion teve previsão para ser lançada às 10h05, do dia 4 de dezembro, mas nesse dia os ventos fortes e um problema técnico impediram a partida em Cabo Canaveral, na Flórida. Depois dessa primeira tentativa frustrada, a cápsula Orion da NASA partiu no dia seguinte para o seu teste inaugural. Lançada por um foguetão Delta IV de Cabo Canaveral, na Florida, Estados Unidos, a cápsula deu duas voltas à Terra e mergulhou na perfeição, no oceano Pacífico, às 16h29. 











No futuro, o aparelho poderá levar astronautas até asteroides, à Lua ou mesmo Marte( Na verdade o principal objetivo).


Mas no seu primeiro voo de testes, esteve vazia por uma questão de segurança. 
O foguetão, o mais potente que existe na nossa realidade terrestre. Muito pouco se comparado as outras tecnologias existentes no universo, largou a cápsula no espaço 17 minutos após a partida e alcançando uma altitude máxima de 5.800 KM. Retornando da viagem de teste e entrando na atmosfera terrestre a cerca de 30.000 KM/H. Nessa entrada ou reentrada como queiram, esteve exposta até 2.200 graus Celsius sem falar na força gravitacional que foi de 8 vezes supeiror à da Terra.
Este teste vai servir aos técnicos da agência espacial norte-americana NASA para avaliar o comportamento do escudo térmico da cápsula, os pára-quedas e a eletrônica, fatores estes responsáveis para uma viagem tripulada.

William Hill, administrador-adjunto da NASA, disse: “É sem dúvida a missão mais importante da NASA feita este ano. E foi verdadeiramente o primeiro passo da nossa viagem até MARTE”.



Esta cápsula pode levar até quatro astronautas para missões até 21 dias. O próximo lançamento está previsto para 2018, por um novo foguetão que está em desenvolvimento. Em 2021, deverá ser feito o primeiro voo tripulado, que poderá ser uma viagem até à órbita da Lua. Mas a meta será MARTE. Mas vale lembrar que a última vez que a humanidade caminhou na Lua foi há 42 anos, em Dezembro de 1972, na missão norte-americana Apolo 17, a última missão Apolo, que três anos antes tinha posto o primeiro homem na Lua, Neil Armstrong. 

Desde então, nenhuma outra missão pôs seres humanos noutro corpo do sistema solar. O próximo teste da Orion (talvez o último antes da viagem tripulada) está programado para 2018. Foi há 42 anos, que tal relembrarmos essa viagem até a LUA? 




Mas dessa vez mais detalhadamente desde o início, aqui nos próximos post do 
Sopro Solar... 

Veja o vídeo do lançamento.        
https://www.youtube.com/watch?v=XvQxAEWasI0


Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 
O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

UMA NOVA "TEMPESTADE"...

Mais de 100 "estrelas" cadentes por hora







Olhos para o céu! Várias chuvas de meteoros acontecem nos próximos dias, numa mesma região do céu. O espetáculo é de graça e dá para ver a olho nu! A quantidade de estrelas cadentes (nome popular da chuva de meteoros) será tão grande, que até em grandes centros urbanos, onde a poluição luminosa é muito grande, também vai dar para ver um pouco.


CAMISA OFICIAL RIVER PLATE 2014 2015

RIVER PLATE


Uma pequena 
homenagem à uma das mais bonitas camisas do futebol Argentino!
(Parabéns River Plate!)














Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 
O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014