Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A 23 dias do "FIM DO MUNDO": Nova referência foi achada!

Há 23 dias do "FIM DO MUNDO": em 2011, nova referência foi achada


Até novembro de 2011, se conhecia abertamente apenas uma referência 

arqueológica ao fim do calendário maia em 2012. Foi naquele momento que o 

Instituto Nacional de Arqueologia do México admitiu que cientistas haviam 

encontrado uma nova referência.

O objeto é um tijolo encontrado no templo de Comalcalco e que não teve sua imagem divulgada ao público. Enquanto alguns pesquisadores afirmam ser referência ao fim do calendário maia, outros dizem estar pouco convencidos.
Saiba Mais...
 Arqueólogos mexicanos descobriram a segunda referência ao "fim do mundo" que teria sido previsto pelos maias e que ocorreria em 2012.O achado, afirma Arturo Mendez, representante do instituto, foi descoberto há alguns anos e foi submetido a um estudo completo, mas está guardado e não é exibido ao público.



Contudo, entre os cientistas, há dúvida se o objeto realmente tem relação com o "fim do mundo" maia. "Alguns propuseram que é outra referência a 2012, mas eu não estou nem um pouco convencido", diz à agência David Stuart, especialista em epigrafia maia da Universidade do Texas.
A data no texto descoberto bateria com o fim do 13º Baktun – ciclo maia que se encerraria em 21 de dezembro de 2012.
Ambas as inscrições – Tortuguero e o tijolo de Comalcalco – teriam sido criadas aproximadamente há 1,3 mil anos atrás. A primeira descreve algo relacionado ao deus Bolon Yokte (associado à guerra e à criação) em 2012, mas erosão e um rachado na pedra impedem a leitura do final da passagem, mas alguns cientistas acreditam que diga "ele irá descer dos céus".
O instituto mexicano afirma que a ideia de fim do mundo em 2012 é apenas uma interpretação mal feita do calendário maia. Segundo os arqueólogos mexicanos, o tempo para o povo antigo era divido em longos ciclos e o texto de Tortuguero apenas indica o fim de uma era e o começo de outra.

Também acho, mas vai que acontece... Então se preparem!!!















Fonte: Arquivoufo e Terra

Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A 25 dias do "Fim do Mundo"...

A 25 dias do "Fim do Mundo": 

Como a Terra realmente vai acabar!



Muito se fala sobre a suposta profecia maia do fim do mundo. A ciência não vê nenhum indício de fim da vida ou do próprio planeta em breve. 
Mas como os cientistas acreditam que será o fim da Terra?
Para os pesquisadores, a vida na terceira rocha do Sistema Solar não durará para sempre - mas pode resistir por bastante tempo ainda. Colisão de asteroide, raios gama e até mesmo o Sol estão entre as ameaças para a vida destacadas pelos cientistas.
Veja a seguir como a ciência acredita como realmente pode ser o fim do mundo.
INFOGRÁFICO

Como o mundo vai acabar?
Veja como a ciência acredita que pode ser o fim da vida na Terra e até do planeta
Fonte: Terra

Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Descoberto em zona habitável do espaço... A "SUPERTERRA" !!!

Astrônomos acham 'SUPERTERRA' em zona habitável do espaço

Uma equipe de astrônomos de vários países encontrou uma "SUPERTERRA", um planeta que pode ter um clima parecido com o da Terra e com potencial para ser habitado, a apenas 42 anos-luz de distância. O planeta orbita em volta da estrela HD 40307. Anteriormente, sabia-se que três planetas orbitavam em volta desta estrela, todos eles próximos demais para permitir a existência de água.
Mas, outros três planetas foram encontrados em volta da HD 40307, entre eles a "superterra", que tem sete vezes a massa da Terra e está localizada na área habitável do sistema, onde a água líquida pode existir. O planeta, batizado de HD 40307g, tem a órbita mais externa entre os seis em volta da estrela e percorre esta órbita em um tempo equivalente a 200 dias terrestres.
E, o mais importante, os cientistas acreditam que o planeta gira em torno de seu próprio eixo, o que gera o efeito de dia e noite. Com isso, aumentam as chances de ele ter um ambiente mais parecido com o da Terra. "A órbita mais longa do novo planeta significa que seu clima e atmosfera podem ser os certos para abrigar a vida", disse Hugh Jones, da Universidade de Hertfordshire, que participou da pesquisa.
A estrela HD 40307 é uma versão menor e mais fria do Sol, que emite luz laranja. Foram as variações sutis nesta luz que permitiram que os cientistas, trabalhando com a rede Rocky Planets Around Cool Stars (Ropacs), descobrissem os outros três planetas.
A última descoberta se junta aos mais de 800 exoplanetas (planetas de fora do Sistema Solar) já conhecidos pelos cientistas e parece ser apenas uma questão de tempo para os astrônomos finalmente encontrarem a chamada "Terra 2.0", um planeta rochoso com atmosfera e orbitando uma estrela parecida com o Sol, localizado em uma zona habitável. 

A pesquisa deve ser publicada na revista especializada Astronomy and Astrophysics.

Descoberta pela luz



A equipe internacional de cientistas usou um instrumento chamado Harps, localizado no Observatório Europeu do Sul, em La Silla, Chile. O Harps não vê os planetas diretamente mas detecta pequenas mudanças na cor da luz de uma estrela causada pelas pequenas alterações gravitacionais causadas pelos planetas, uma medição e alta precisão.
"Nós fomos os pioneiros em novas técnicas de análise de dados incluindo o uso de comprimento de onda para reduzir a influência de atividades no sinal desta estrela", afirmou Mikko Tuomi, pesquisador da Universidade de Hertfordshire e que liderou a pesquisa.





"Isto aumentou significativamente nossa sensibilidade e permitiu que revelássemos três novas superterras em volta da estrela conhecida como HD 40307, transformando-a em um sistema de seis planetas."






O próximo passo da equipe de cientistas é usar telescópios baseados no espaço observar diretamente o planeta HD 40307g e descobrir qual é sua composição.

Recentemente, o Harps foi usado para localizar outro exoplaneta, desta vez orbitando uma estrela do sistema Alpha Centauri, o mais próximo ao Sistema Solar, a apenas quatro anos-luz de distância. Já mencionado aqui no Sopro Solar,veja no LINK abaixo:

http://soprosolar.blogspot.com.br/2012/10/descoberta-aumenta-busca-por-vida.html  
Fonte: Terra e BBC Brasil


Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

BRASIL - ÓRGÃO OFICIAL PARA PESQUISAR ÓVNIS?


Brasil já teve um órgão oficial para pesquisar óvnis?


Testemunha aponta local de suposto aparecimento de um óvni durante período de atuação do Sioani. Foto: Revista UFO/ Divulgação
Testemunha aponta local de suposto aparecimento de um óvni durante período de atuação do Sioani
Foto: Revista UFO/ Divulgação


Há 40 anos, em 1972, encerrava suas operações, silenciosamente, um órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) dedicado à investigação de discos voadores. Em plena ditadura, o Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Sioani) funcionou durante três anos, desde 1969. Ao longo do período, analisou mais de 100 casos envolvendo supostas manifestações de objetos voadores e seres extraterrestres. No Arquivo Nacional, há mais de 1,3 mil documentos produzidos pelo órgão, com textos, fotos e desenhos.
"Imenso é o noticiário da imprensa mundial sobre o aparecimento do fenômeno conhecido como 'discos voadores', que passaremos a denominar de OANI (Objetos Aéreos Não Identificados)", publicou o Sioani em seu primeiro boletim, em março de 1969.


"A partir de 1947, em ondas sucessivas, as notícias se projetam nas páginas dos jornais, a povoar a imaginação dos sonhadores, a fortalecer os argumentos filosóficos dos místicos, a aguçar a curiosidade do homem cotidiano, a ferir o ceticismo dos cientistas, a desafiar a inteligência humana para equacionamento de um problema cujos valores parecem extrapolar o quadro dimensional do mundo em que vivemos. É preciso realizar-se uma investigação metódica, científica.".
Com essa mentalidade científica, o major-brigadeiro José Vaz da Silva coordenava agentes militares e civis em ações de coleta, pesquisa, entrevista e vigília. As saídas de campo eram realizadas por três a quatro homens, que portavam câmeras fotográficas, gravadores, equipamentos de infravermelho e de ultravioleta, magnetômetro, entre outros instrumentos. Muitos entrevistados eram submetidos a testes psiquiátricos, por médicos da FAB. Evidências físicas, como amostras de solo que supostamente haviam tido contato com naves espaciais, eram analisadas no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos (SP), e em laboratórios americanos.
Da sede, situado nas instalações do IV Comando Aéreo Regional, no bairro de Cambuci, em São Paulo, 
havia troca de informações e conhecimentos com projetos semelhantes de outras nações, como França e Estados Unidos que, na época, estavam extinguindo o projeto Blue Book (em português, Livro Azul) com a alegação oficial de que não havia credibilidade relevante nos casos coletados para a continuidade do programa.
Em entrevista à Revista UFO, um ex-agente civil da Sioani, Acassil José de Oliveira Camargo, conta que, nos três anos em que trabalhou no órgão, ouviu diversas histórias interessantes, mas nunca as presenciou. "Apesar de participarmos de várias vigílias noturnas em várias cidades, nós não observamos e nem registramos qualquer fenômeno", confidencia. "Pessoalmente, acredito que a maioria dos casos ufológicos relatados pode ser explicada, pois existem muitos fenômenos naturais que confundem as pessoas".
Lutando com ET 
Alguns relatos, no entanto, não se constituem de produto de fenômenos da natureza, embora possam advir da imaginação. Um vigia das Centrais Elétricas de São Paulo (CESP), de Bauru, afirmou ter feito contato visual com três criaturas estranhas em uma noite de agosto de 1968. Ao abordá-los e instá-los a irem embora, o vigia "pensou que o ser estava de costas, mas estava de frente, trajava roupas escuras e apresentava apenas os olhos de fora". O aviso não funcionou, e logo o homem passou a ser agredido pelos invasores. Antes de deixá-lo, os visitantes indesejados avisaram: "Vá embora, seu vagabundo, que nós voltaremos quando esta obra terminar". Diante da ameaça, o vigia se afastou correndo, mas ainda teve tempo de observar o grupo se deslocando para dentro de uma nave no formato de uma "Kombi em pé", que alçou voo produzindo barulho "semelhante ao de fritura". Tudo isso, claro, conforme a narrativa registrada em relatório dos militares.
Ceia agitada 
No Natal do ano seguinte, mais uma ocorrência peculiar. Finda a ceia de uma família de Belo Horizonte, que comemorava a data com um jantar no jardim de casa, os anfitriões começavam a recolher a mesa quando algo assomou nos céus. Por volta das 4h30, dois objetos redondos de grande luminosidade, do tamanho de bolas de futebol, voavam em alta velocidade. Um deles se distanciou enquanto o outro empreendeu acrobacias diante do casal. A história podia ser facilmente ignorada e tachada como falácia se não fosse a alta credibilidade dos donos da casa, que contaram tudo para jornais da região e chamaram a atenção do Sioani.
Operação Prato 
O "Ioani", como era chamado o investigador de objetos aéreos não identificados, deixou de existir em 1972, com a extinção do órgão. Até hoje, no entanto, ufólogos brasileiros perscrutam os documentos daquela época, recentemente disponibilizados no Arquivo Nacional, em Brasília, em busca de evidências científicas que corroborem a ideia de que extraterrestres visitam a Terra de vez em quando. Segundo eles, porém, segue a luta pela liberação de supostos documentos secretos do governo, como 16 horas de filmagem da Operação Prato, de 1977, a qual rendeu diversos relatos dos próprios militares que passaram quatro meses na selva amazônica, no Pará. "Só 300 das 2 mil páginas da operação estão disponíveis", garante o jornalista e editor da Revista UFO, Ademar Gevaerd.

Mas essa é outra história...


Fonte: Terra

Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

VIDA ALIENÍGENA SERÁ DESCOBERTA...

Vida alienígena será descoberta em 20 anos, diz astrônomo
O astrônomo americano Edwin Bergin

afirmou em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada no último sábado(17-11), que os primeiros indícios concretos de vida fora da Terra serão encontrados nos próximos 20 anos. Para ele, o desenvolvimento de novas tecnologias para telescópios possibilitará detectar a presença de água e ozônio em planetas distantes.
"Acredito que nós estamos próximos de inferir a possível presença de vida", afirmou o professor da 

Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. 





De acordo com Bergin, o estudo de seres que vivem em ambientes inóspitos da Terra dá "esperanças" de que a vida possa ser versátil também em outros planetas.



Fonte: Terra

Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

VÍDEOS FURACÕES; TORNADOS; CICLONES E TUFÕES !!!

FURACÕES; TORNADOS; CICLONES E TUFÕES !!!




Os FURACÕES se formam nas águas do oceano Atlântico; se eles nascem no Pacífico Ocidental, são chamados de TUFÕES, se nascem na Índia sã chamados de CICLONES

Independentemente do nome, um FURACÃO sempre tem as mesmas características. É uma tempestade gigante em forma de redemoinho, que se parece com uma rosca quando visto de cima, e traz ventos muito fortes, temporais e chuvas torrenciais. 

Um furacão de 1 grau danifica colheitas, e um de 5 graus traz ventos de até 280 km/h, arrastando objetos pesados pelo ar e causando destruição massiva por onde passa.

Os furacões se formam sobre grandes áreas de água morna, acima de 26 °C. O ar morno que sobe do mar se condensa conforme vai para cima, liberando energia latente que forma um ciclone tropical. 

Já os TUFÕES costumam ser mais fortes do que os FURACÕES, porque atraem mais energia conforme atravessam o Pacífico, que é maior do que o oceano Atlântico.

Veja mais abaixo vídeos de FURACÕES; TORNADOS; CICLONES E TUFÕES,
mas antes saiba um pouco mais a respeito deles. Pois sempre vemos nos noticiários ocorrências deles pelo mundo a fora. Como por exemplo, o famoso KATRINA


E o mais atual SANDY.   







DIFERENÇAS OU SEMELHANÇAS

Ciclone, tufão e furacão são nomes diferentes para um mesmo fenômeno – sendo que este último é o termo mais usado em contexto científico. O curioso é que essa denominação varia conforme a região: costuma-se chamar de furacão quando acontece na América Central e nos Estados Unidos; e tufão quando aparece no Japão ou na Indonésia. “Da mesma maneira que dizemos que só em São Paulo tem garoa. Em outros lugares, é um chuvisco fino”, diz o meteorologista Mario Festa, da Universidade de São Paulo (USP). 





Outra variável pode confundir a questão: qualquer tempestade – ou zona de baixa pressão atmosférica – pode ser chamada de ciclone. Geralmente, porém, os três termos se referem às mais fortes tempestades que ocorrem na natureza, podendo chegar a 1 000 metros de diâmetro e ventos de, no mínimo, 120 km/h. A região central do furacão, conhecida como “olho”, atinge até 16 km de diâmetro, mas é bastante calma. O problema está no turbilhão que a cerca, onde os ventos ultrapassam 300 km/h. 

Furacões só surgem em mares de águas muito quentes: no mínimo 27 graus centígrados. 

Já os tornados são tormentas muito mais violentas e podem aparecer em qualquer lugar, mas dificilmente duram mais que três minutos. O chamado “funil”, com poucos metros de diâmetro, traz ventos de até 800 km/h, o suficiente para destruir todas as construções que encontrar pelo caminho.

Rápido e mortal

O tornado é o resultado do choque entre duas correntes de ar. Dura apenas dois ou três minutos, mas tem efeito demolidor
1. Uma massa de ar quente e úmido não se mistura facilmente com outra massa de ar frio e seco. Quando elas se encontram em alta velocidade, vindas de direções opostas, o ar quente é lançado para o alto, se condensa e inicia uma tempestade

2. No momento de impacto, as duas massas começam a girar para perder velocidade. No centro da tempestade – onde a rotação é mais intensa – surge um funil que chega até o solo. A velocidade do vento é suficiente para destruir casas e lançar carros aos ares

Calor oceânico

Furacões são fenômeno típico de mares quentes
As regiões alaranjadas no mapa ao lado são os pontos do planeta onde a água do mar é mais quente. Por isso mesmo, estes são os lugares onde nascem os furacões

Turbilhão em fúria

Os furacões são o tipo de tempestade de maior extensão que existe na natureza. Quando acontecem, uma mesma região pode ser atacada durante dias por ventos de 120 km/h

1. Os furacões originam-se sobre mares e oceanos muito quentes. Em cima dessas regiões se formam enormes quantidades de ar quente que sobem em colunas

2. A massa de ar torna-se tão grande e compacta que passa a sofrer influência da rotação da Terra. É por isso que, ao subir, forma o movimento em espiral, de redemoinho

3. Quanto mais próximo do centro, maior é a velocidade de rotação do vento. O ar se mantém em movimento até atingir uma altura elevada, resfriando-se e sendo arrastado para fora do furacão


Agora veja o vídeo:

CICLONE; FURACÃO; TORNADO E TUFÃO- VÍDEO





Fonte: Abril e YouTube(Fernanda Maciel) caso tenha problemas em ver o vídeo, 
veja por esse Link: www.youtube.com/watch?v=tnDio59Qsxg 
Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CINEMA NOVEMBRO 2012



FILMES NOS CINEMAS



Amigos do Sopro Solar, abaixo vocês irão encontrar uma lista dos filmes que irão estrear Hoje, esta Semana, na Próxima Semana e este Mês. Divirtam-se!
Fonte: cinema10

Estreias Novembro / 2012














EM CARTAZ









FrankenweenieFrankenweenieSinopse resumida: Depois de perder seu cão Sparky, o jovem Victor usa o poder da ciência para trazer de volta à vida seu melhor amigo.





























Todas as imagens, filmes e etc são

marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica