Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

11 Quedas Bizarras...

Qual a chance de uma vaca

cair de um avião e atingir
um barco no oceano?

Fonte: GHX Comunicação
Em 1997, em mares russos, uma vaca caiu do céu e acertou em cheio um barco pesqueiro japonês, cujos marinheiros tiveram de ser resgatados. A história, contada no jornal Scottish Daily, parece improvável. Mas qual será, de fato, a chance de uma vaca despencar de um avião e se estatelar em uma embarcação?
No Guia do Mochileiro das Galáxias, cômica série de livros de ficção científica do escritor inglês Douglas Adams, a exploração espacial dos personagens é agilizada com o uso de um equipamento chamado Gerador de Improbabilidade Infinita. Acioná-lo acarreta uma sucessão de situações extremamente improváveis, como uma baleia cachalote caindo do céu. No livro, a mente criativa de Adams pode parecer imbatível. Mas a vida na Terra tende a superá-la, até em variedade de absurdos cadentes.
Talvez nem o Gerador de Improbabilidade Infinita proporcionasse tamanho caos na ordem natural dos eventos. Mas, assim como no episódio da vaca cadente, parece que um aparelho semelhante é ligado aqui na Terra de vez em quando.
Os chamados eventos raros também podem ser por conta da Distribuição de Poisson, do matemático francês Siméon Denis Poisson, que diz respeito às chances de uma série de eventos acontecerem em um determinado período de tempo, pois suas ocorrências são independentes. “Esta distribuição possui algumas hipóteses razoáveis sobre o fenômeno aleatório a ser modelado por ela e tem um parâmetro a se estimar que representa a taxa média esperada por certa unidade de tempo da ocorrência do fenômeno”, afirma o professor Nei Carlos dos Santos Rocha, coordenador do curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Confira a seguir 11 coisas estranhas que já caíram do céu.

Vaca voadora

Mesmo parecendo incompreensível, a queda da vaca tem uma explicação lógica. Segundo o Scottish Daily, um grupo de oficiais da Força Aérea Russa adquiriu o insólito costume de roubar gado e transportá-lo em seus aviões. Em uma dessas “missões”, uma vaca entrou em pânico, começou a se debater e colocou em risco a estabilidade da aeronave. 
A saída foi jogá-la de milhares de metros de altitude.
O professor do Departamento de Estatística da Universidade de Campinas (Unicamp) Sebastião de Amorim, arrisca-se a fazer alguns cálculos. Primeiro, considera-se a dimensão do Mar de Okhotsk, onde navegava o barco japonês, que fica entre o arquipélago de Hokaido, no extremo norte do Japão, as Ilhas Sakalinas e o extremo oriental da Rússia continental. O mar tem uma área total de 1,583 milhões de km², equivalente em extensão ao estado do Amazonas. Para avançar no exercício, as suposições são imprescindíveis. Imagine-se, portanto, que o Mar de Okhotsk estivesse sendo navegado por mil embarcações no fatídico momento, tendo cada uma delas uma dimensão de 50 metros de comprimento por 20 de largura. “Cada barco com 1000 m² de superfície. Todos os barcos totalizariam um milhão de metros quadrados, ou 1 km². Assim, assumindo o já altissimamente improvável evento da queda de uma vaca cair de um avião, a probabilidade de ela atingir uma embarcação navegando por ali é de um em 1,5 milhão. Bem menor que a probabilidade de 20 caras em 20 arremessos de uma moeda”, conclui o professor Amorim.

Dizer que algo é improvável não significa, necessariamente, que seja impossível. A palavra pode ser usada para definir algum acontecimento que tem poucas chances de acontecer. O caso da vaca na Rússia, portanto, pode ser estudado de uma maneira estatística. “Mas o entendimento dessa probabilidade depende de algumas tecnicalidades da teoria das probabilidades por meio de uma distribuição chamada Distribuição de Poisson, construída pelo matemático francês Siméon Denis Poisson, que dá conta dos chamados eventos raros”, conta o professor Nei Carlos dos Santos Rocha.

Chuva de carne

Em seu cotidiano, o vegetariano costuma fugir da carne. O que ele faria se morasse em Louisville, no estado americano de Kentucky (EUA), em março de 1876? Foi quando, em uma extensão de cerca de 90 metros de comprimento e 50 de largura, choveu carne. De acordo com a reportagem disponibilizada pelo arquivo do New York Times, duas pessoas provaram a carne e afirmaram que se tratava de carneiro ou veado. Depois do acontecido, cientistas sugeriram que era provável que se tratasse de carne regurgitada por urubus.

Chuva de Aranhas

O fotógrafo argentino Christian Gaona passeava pela montanha de São Bernardo, na província de Salta. Depois que ele e seus amigos notaram que o chão estava repleto de aranhas, olharam para cima e viram que na verdade elas caíam do céu. A provável explicação é que, como são bichos muito leves, tenham sido levadas por uma forte corrente de vento.

Fezes

Em Woodinville, no estado americano de Washington, Leroy e Garri Cinnamon torciam pelo Seattle, assistindo a partida de futebol americano pela televisão, em um domingo de 1992, quando alguma coisa atravessou o telhado a uma velocidade incrível e caiu no chão da sala. Não se tratava de pedaços de meteoro, mas de blocos congelados de material não identificado. Quando começaram a derreter, exalaram um cheiro horrível. A Administração Federal de Aviação (FAA) confirmou que se tratavam de dejetos humanos congelados que, por algum defeito, 

vazaram de uma aeronave.

Dinheiro

Todo mundo gostaria de tomar o banho de chuva que caiu em uma parte de Berlim em 2007. Uma motorista, ao perceber que caía dinheiro, passou a recolher quantos euros fosse possível. Depois, porém, acabou dando o dinheiro às autoridades policiais. O motivo da chuva monetária não foi descoberto.




Peixes
Lajamanu fica no limite do deserto de Tanami, na Austrália. Foi nesse cenário que, em 2010, peixes caíram do céu sobre a cidade. E vivos. O mais bizarro é que fenômenos semelhantes aconteceram, no mesmo local, em 2004 e 1974. Segundo as autoridades ambientais, as condições eram favoráveis a um tornado em uma região próxima, mas não foram registrados ventos dessa velocidade nas proximidades.

Passarinhos

No caso dos peixes e das aranhas, não se sabe ao certo como elas foram parar no céu. A queda, porém, é compreensível: trata-se apenas da ação da gravidade. Já em Wells, na Inglaterra, em 2010, uma centena de passarinhos, seres que ignoram a gravidade com o bater de suas asas, caiu morta na cidade.

Neve colorida

Os russos de Omsk, a 2,2 mil km de Moscou, já estão acostumados com as nevascas. Mas em 2007, chamou atenção a coloração alaranjada da neve que cobria o chão da cidade. Não se sabe o motivo dessa coloração, mas as autoridades afirmaram que não havia nenhum tipo de produto químico ou outra substância nociva aos seres humanos.

Geleia estranha

Em 2009, um material gelatinoso incolor muito estranho caiu do céu em um campo na Escócia. Cientistas da National Geographic analisaram a substância e não conseguiram descobrir o que era. As teorias vão desde material advindo de meteoros, fungos, até ovários de sapos regurgitados por garças.

Sangue

Essa aconteceu em uma pequena vila colombiana chamada La Sierra. Em 2008, os moradores do povoado relataram uma chuva de sangue, que teria durado 30 minutos. A partir de amostras coletadas, constatou-se que era, realmente, sangue. Não se sabe de onde veio esse sangue, mas os religiosos afirmaram que se tratava de um sinal divino.

Fórmulas

Em 1973, o proprietário de uma rádio de Albany, no estado de Nova York, notou que papéis rodopiavam no céu em uma altura muito alta. Depois de acompanhá-los em sua queda, juntou-os e não entendeu nada. Tratava-se de fórmulas e gráficos que explicavam teorias matemáticas. Pode-se imaginar que um estudante cansado dos cálculos, em um acesso de impaciência, resolveu se livrar delas. 
E assim, criar mais uma queda misteriosa.
Fonte: Terra








Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

ASTEROIDE MUITO PRÓXIMO A TERRA...


Asteroide passou muito próximo à Terra

e o mais incrível, que ele só foi descoberto no dia 04 desse mês...


Um asteroide de 22 m de diâmetro passou muito próximo a Terra no dia  
12 de outubro.  

Denominado 2012 TC4, ele esteve a 76 mil km do planeta, distância considerada pequena em termos espaciais.
Segundo Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a rocha passou a uma velocidade de 72 mil km/h
Devido sua aproximação com a Terra, o asteroide pode sofrer alteração em sua órbita. O astrofísico garante que o objeto não apresenta perigo, uma vez que, se acabar colidindo com o planeta, se desintegrará com o impacto.
Descoberto somente no dia 4 de outubro, o 2012 TC4 já passou próximo da Terra antes. 
Por sua órbita circular perto do sol, em 2010 esteve a uma distância de 35 milhões de km do nosso planeta.
O asteróide (2012 TC4) voltará em 2020 com risco de impacto

Probabilidade de Impacto

Nota: para ver a probabilidade de impacto atual de um asteróide específico, por favor visite o nosso Risco página.

O cálculo da probabilidade de impacto envolve as disciplinas de dinâmica orbital, a teoria de estimação, e análise numérica. A órbita de um cometa ou asteróide é determinado a partir de um conjunto de observações (ascensão reta / declinação coordenadas). As observações são tipicamente uma precisão de 0,5 arc-sec, embora isso possa variar um pouco de acordo com o tamanho do pixel utilizado nos detectores CCD: alguns observatórios ter apenas 1,0 exactidão arc-sec. Porque existem alguns erros nas observações, haverá incertezas na determinação orbital para o objecto. A incerteza dos elementos orbitais também depende do número de observações e o intervalo de tempo durante o qual elas são feitas. As observações mais temos, e Quanto maior o período de tempo, a menos as incertezas serão, e mais precisa órbita se tornará. Assim, para um objecto recém-descoberto, as incertezas tendem a ser grandes inicialmente. Como mais observações são obtidas sobre a posição do objeto, as incertezas são reduzidas, e os impactos potenciais são, então, eventualmente, eliminado para a grande maioria dos casos. Veja também esta animação , cortesia da Fundação Spaceguard na Itália.

Probabilidade Impacto: 6e-05


Chance de 0,006000000% do impacto com a Terra
ou
1 em 17.000 chances
ou
Oportunidade 99.99400000% o asteróide não irá colidir com a Terra


Fonte: Terra e dalilabalekjian
Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DESCOBERTA AUMENTA BUSCA POR VIDA EXTRATERRESTRE...


Descoberta de Novos Planetas Aumenta Buscas por Vida Extraterrestre


Por enquanto continua no mundo da ficção científica, mas a descoberta de um novo planeta a apenas quatro anos-luz de distância vai reiniciar uma corrida para encontrar um gêmeo do planeta Terra que possa abrigar vida extraterrestre.
A mudança acontece quando os telescópios mais poderosos já construídos estão prestes a entrar em ação e quando ideias sobre onde poderia existir vida estão sendo transformadas. Ao mesmo tempo, a discussão científica sobre a possível existência de vida alienígena está se tornando mais popular.
"Acho que os cientistas estão muito contentes em ter uma conversa racional sobre a probabilidade de vida lá fora", disse Bob Nichol, um astrônomo da Universidade Portsmouth, na Grã-Bretanha. Nichol disse que isso era em parte impulsionado pela descoberta de novos planetas como o identificado nesta semana no sistema estelar Alfa Centauro, o mais próximo já visto fora de nosso sistema solar. Mais de 800 desses chamados exoplanetas foram descobertos desde o início da década de 1990.
"Um aumento repentino no número de planetas torna isso bem mais provável", disse Nichol, acrescentando que as muitas formas de vida na Terra são evidências indiretas, embora não provas, de que há vida lá fora.
Pesquisadores do Observatório de Genebra disseram que o planeta mais novo encontrado está perto demais de seu próprio sol para suportar vida. Mas estudos anteriores sugeriram que quando se descobre um planeta orbitando um sol, costumam haver outros no mesmo sistema. Astrônomos rivais agora devem começar a vasculhar Alfa Centauro em busca de mais planetas, possivelmente na zona habitável ao redor de suas estrelas.





Novos olhos e ouvidos

Os olhos e ouvidos tecnológicos que os cientistas têm à sua disposição estão prestes a dar um salto adiante, ampliando e aprofundando suas buscas. Salvo uma descoberta surpreendente de micróbios em Marte, veremos a vida alienígena bem antes de sermos capazes de tocá-la.
"Acho realista esperar ser capaz de inferir em poucas décadas se um planeta como a Terra tem oxigênio/ozônio em sua atmosfera, e se é coberto de vegetação", disse Martin Rees, Astrônomo Real da Grã-Bretanha, à Reuters.
A próxima década verá dois telescópios recordistas entrarem em ação; o Square Kilometre Array (SKA), um enorme telescópio por rádio situado na África do Sul e na Austrália,







e o Extremely Large Telescope da Europa (E-ELT), que ficará no topo de uma montanha no deserto do Atacama, no Chile, e será o maior telescópio óptico já construído.


A principal missão deles será investigar as origens e a natureza das galáxias, mas eles também vão procurar por sinais de vida nos planetas que agora só podem ser vistos nos detalhes mais rudimentares. 
"Acho que as capacidades dos novos telescópios significam que a detecção de um ETI (inteligência extraterrestre) é mais provável nas próximas décadas do que foi na última", disse Mike Garrett, diretor-geral da Astron, o Instituto Holandês para a Rádio Astronomia.

Com um espelho com um diâmetro de quase 400 metros, o E-ELT será capaz de revelar planetas orbitando outras estrelas e vai produzir imagens que são 16 vezes mais distintas que as produzidas pelo Telescópio Espacial Hubble.




Quando completado em 2024, o SKA vai incluir 3 mil discos, cada um com 15 metros de largura, além de várias outras antenas que, juntas, poderão ver 10 vezes mais longe no universo e detectar sinais que são 10 vezes mais antigos. Entre esses sinais pode haver radiação fornecida por radar militar das cerca de um milhão de estrelas. "Portanto", disse Nichol, "se há civilizações avançadas nos planetas ao redor dessas estrelas, nós poderemos vê-las".
Isobel Hook, uma astrofísica da Universidade Oxford que está trabalhando no E-ELT, disse que o novo telescópio vai aumentar a busca por vida em outras partes. "O ELT também vai nos capacitar a estudar as atmosferas de planetas extra-solares e buscar "biomarcadores" como água, dióxido de carbono e moléculas de oxigênio em sua espectro", disse.
Com o equipamento certo, Hook disse que o ELT pode ser capaz de usar a espectroscopia, o estudo dos comprimentos de ondas de luz específicos refletidos em um objeto, para detectar sinais de vegetação em planetas distantes.
Nova teoria
A busca por vida alienígena há muito tempo foi enquadrada no dogma de uma "zona habitável" ao redor de sois distantes que tem a temperatura exata - nem muito quente, nem fria demais - para permitir água líquida, essencial para a vida como a conhecemos. Esta teoria agora está sendo questionada, expandindo a área potencial na qual pode existir vida.
Outras fontes de calor vêm sendo identificadas e os cientistas apresentaram novas ideias radicais sobre as formas de vida depois de estudarem organismos que vivem em algumas das regiões mais inóspitas da Terra. No início deste ano, Xavier Bon ls do Instituto de Planetologia e Astrofísica em Grenoble estimou que poderia haver dezenas de bilhões de planetas rochosos apenas em nossa galáxia com a temperatura certa para suportar vida.

 Fonte: Terra
Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

'NÃO ESTAMOS SOZINHOS...'


'Não estamos sozinhos', diz pesquisador sobre sinais em SC

FABRICIO ESCANDIUZZI
Direto de Florianópolis

 Pelo quinto ano consecutivo, gigantescos agroglifos surgiram em lavouras de Ipuaçu, cidade localizada a cerca de 580 km ao oeste de Florianópolis, e vêm intrigando pesquisadores e comunidade local. Este ano, os sinais foram descobertos no final da manhã do último sábado em uma plantação de trigo localizada a menos de 500 m do centro da cidade. O pesquisador Ivo Hugo Dohl, que acompanha o fenômeno desde 2008, acredita que as marcas sejam "mensagens" que outros seres deixariam para o planeta Terra. "Não estamos sozinhos, e essas são mensagens de que eles estão por aqui e não querem o nosso mal", afirmou.


Desta vez, dois fatos chamam a atenção dos pesquisadores: os desenhos teriam surgido antes do "previsto" - desde 2008, os desenhos na lavoura ocorrem nos meses de outubro - e, pouco mais de 24 horas depois, na tarde de domingo, novos agroglifos foram descobertos em campos do interior da Inglaterra, onde o fenômeno já é registrado desde a década de 70. O pesquisador vê relação com os novos desenhos surgidos na Inglaterra.








"Existe sempre a dúvida de que alguém querendo brincar ou tirar proveito da situação ao fazer uma formação. Digo que em Ipuaçu, se fosse um só círculo, eu também diria que foi feito por mãos ou pés humanos, mas os 30 círculos menores interligados entre si e o corredor levando até a outra formação indica que não teve a presença humana", diz Dohl.


De acordo com o pesquisador, o surgimento teria ocorrido com duas semanas de antecedência. "Eles sempre apareceram nos últimos dias do mês de outubro. Agora chegaram duas semanas antes e no domingo já haviam desenhos na Inglaterra. Isso nunca havia acontecido", afirma.

Os desenhos no oeste catarinense seriam os mais "impressionantes" desde que começaram a ser registrados. O círculo central conta com 40 m de diâmetro e com as plantas amassadas em sentido horário. Outros 30 desenhos são interligados "assimetricamente", segundo Dohl.

"É o mais impressionante. Pequenos círculos completamente ligados uns aos outros de uma forma assimétrica e milimetricamente calculada", disse, acrescentando não haver marcas ou pegadas na lavoura até o local dos agroglifos. "Uma equipe levaria horas e horas para fazer isso e ainda deixaria marcas no local".

Fonte: Terra

Todas as imagens, filmes e etc são

marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

2012!!! SE JA CHAMEI A SUA ATENÇÃO COM ESSE NUMERO... VEJA!


Neste último tuite recebido é relatado algo que nunca havia ocorrido com uma bóia estacionária(53046 ) no Oceano Índico, precisamente próximo à Indonésia. O local onde a bóia estacionária está abaixou/afundou aproximadamente 77 metros em 24hs e subiu 65 metros em apenas 1 minuto e em outro tópico relatam que o mar abaixou uns 140 metros. No site oficial da NOOA o leitor poderá conferir que duas boias piscam no mapa e mostram o gráfico. Mais abaixo estão as medições constante enviadas pelas bóias.
Aqui está um vídeo analisando os dados das referidas bóias no local: Vejam e como digo sempre. Tirem as sua próprias conclusões! Um abraço e até o próximo post.
SOPRO SOLAR. (veja o video) 


De acordo com o narrador, as possibilidades são: placa tectônica se deslocando ou simplesmente um defeito na bóia que estaria enviando os dados incorretamente.
O motivo para uma certa preocupação em relação à isto é que a imensa placa Indo-Australiana rachou em duas com o terremoto de 8.6 e 8.2 do passado 11 de abril de 2012, conforme publicado pela New Scientist (publicado em 26 de Setembro de 2012). 
E também divulgado aqui no Sopro Solar!


Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

NOVO PLANETA É DESCOBERTO NO QUINTAL DA TERRA.

DESCOBERTO O PLANETA FORA DO SISTEMA SOLAR MAIS PRÓXIMO A TERRA.
Por Chris Wickham


LONDRES, 17 Out (Reuters) - Astrônomos descobriram um novo planeta, o mais próximo ao sistema solar a apenas quatro anos luz de distância.
Pesquisadores dizem que o planeta fica perto demais de seu sol para que haja vida, com uma temperatura estimada na superfície de 1.200 graus Celsius. Mas estudos anteriores sugerem que quando um planeta é descoberto orbitando um sol, provavelmente existem outros no mesmo sistema.
O novo planeta do tamanho da Terra, anunciado na revista científica Nature pelos pesquisadores Stephane Udry e Xavier Dumusque, do Observatório de Genebra, orbita um dos sóis de Alpha Centauri, a 40 trilhões de quilômetros de distância.
"É uma descoberta histórica porque tem a massa muito baixa e é o nosso vizinho mais próximo", disse Udry.
Comentando sobre a descoberta, o astrônomo da Universidade da Califórnia Greg Laughlin disse: "Esse é o nosso quintal, então encontrar esse planeta ali é simplesmente extraordinário".
Desde a descoberta dos primeiros exoplanetas --os que ficam fora do sistema solar no início dos anos 1990, mas de 800 foram descobertos, mas este é o mais próximo da Terra.
Fonte: Terra
(Reportagem adicional de Irene Klotz, em Cabo Canaveral, Flórida) 


Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

GOVERNO BRASILEIRO ACEITA A REALIDADE UFO - VEJA VÍDEO DA PALESTRA

Governo brasileiro aceita a realidade UFO - Palestra 

A palestra do editor da Revista UFO, sob o título Discos Voadores: Uma Realidade Reconhecida, e do coeditor Marco A. Petit, com o tema A Presença Alienígena no Programa Espacial, durante a Campus Party Brasil 2012 acabaram transformando a Ufologia num dos assuntos que mais atraiu a atenção do público mais seleto, para surpresa dos organizadores. Veja a palestra!










Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

sábado, 13 de outubro de 2012

COPA DO MUNDO 2014... FATOS ALÉM DA NOTÍCIA(VÍDEO)!!!

Um pouco sobre a Copa do Mundo e Olimpíadas 2016, fatos além da notícia...


Você já sabia?

Enfim, as eleições se passaram na maioria das cidades brasileiras, mas não aqui onde está sendo redigido este texto. Aqui ainda teremos o segundo turno marcado para o dia 28 deste mês, mas infelizmente pouca coisa mudará. 

Pois um povo que não sabe quem é e o que é, pode ser conduzido facilmente por quem sabe!



Escravos do poder religioso, escravos do poder hierárquico vão continuar vagando por muitos e muitos anos, mesmo depois do dilúvio e de eventos que estão por vir.

Não podemos mudar o mundo, isso não nos compete. Quem tentar fazê-lo se dará muito mal.

A mudança é única e exclusivamente individual e a soma das suas partes (de cada um) é que fará com que todo o panorama mude.

Só tenho um pouco a acrescentar...  antes de lhe mostrar esse vídeo...


Na procura além dos telejornais já tão conhecidos e manipulados por interesses comerciais e políticos, vemos que a realidade dos eventos que estão por acontecer em nosso País, vão além do glamour passado pelas empresas cervejeiras e de tantos outros que estão sendo veiculados em propagandas maravilhosas a respeito do evento.

Não estou aqui como um estraga prazeres sobre a Copa do Mundo e Olimpíadas, longe disso. Mas queria apenas poder levar aqui o meu humilde ponto de vista a respeito do que temos visto!  Afinal, a realidade nua e crua é outra totalmente diferente dos comerciais da TV e dos telejornais. 

Para exemplificar melhor, abaixo coloco um pequeno vídeo(documentário) que com certeza vocês não irão ver na mídia convencional. 

Vejam e tirem as suas próprias conclusões.

Um abraço e até o próximo post.

Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica