Páginas

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Agente da CIA confirma...

OVNI foi encontrado nos EUA há 65 anos diz Ex-agente da CIA 

No 65º aniversário do Incidente Roswell, Chase Brandon, que serviu à CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) por mais de duas décadas, revelou a existência um arquivo oculto da CIA sobre o objeto voador não identificado (óvni) supostamente encontrado na cidade americana. "É, realmente aconteceu", afirma o funcionário. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
O caso se refere aos acontecimentos ocorridos em julho de 1947 em Roswell, no Novo México (EUA), onde teriam sido encontrados destroços de um disco voador. Teóricos da conspiração acreditam que corpos de alienígenas tenham sido autopsiados, e que as tecnologias modernas tenham sido criadas a partir de descobertas feitas no interior da nave.
O agente disse que a informação está escondida em um cofre dentro do quartel general da agência na cidade de Langley. "Foi em uma área restrita. Havia uma caixa que chamou minha atenção. Estava escrito sobre ela 'Roswell'. Eu remexi dentro dela, coloquei a caixa na prateleira e disse: 'meu Deus, realmente aconteceu'", conta o agente. "Não era um balão meteorológico - como foi afirmado na época - era uma nave de outro planeta", afirma.

Por 25 anos, Brandon serviu no serviço clandestino de elite da CIA como agente infiltrado, oficial de operações secretas desempenhando missões que envolviam terrorismo internacional, tráfico de drogas e contrabando de armas.
Quando o incidente em Roswell aconteceu, autoridades militares divulgaram um comunicado à imprensa, que começava assim: "Os muitos rumores sobre um disco voador se tornaram verdadeiros ontem, quando o oficial de inteligência do 509º Grupo de Bombardeios da Força Aérea americana, com base aérea em Roswell, se apoderou de um disco."
Porém, apenas 24 horas depois, os militares mudaram sua história e declararam que o objeto que eles pensaram ser um disco voador era, na verdade, um balão meteorológico que havia caído em um rancho próximo do local. Surpreendentemente, a mídia e o público aceitaram a explicação sem questionar.
Agora, agentes como Brandon questionam a versão oficial do acidente. Ele afirma, no entanto, que não vai revelar exatamente o que havia dentro da caixa que "acabou com suas dúvidas sobre o incidente de Roswell". "Havia alguns materiais escritos e algumas fotografias, e isso é tudo que eu vou dizer sobre o conteúdo da caixa", declarou ao Huffington Post.
Documentos
Documentos divulgados anteriormente parecem confirmar a história de Brandon - ou pelo menos a ideia de que autoridades americanas estariam encobrindo o envolvimento com alienígenas. Um memorando que parece provar isso foi publicado pelo FBI. O departamento tem disponibilizado milhares de arquivos em um site chamado The Vault (O Cofre, em tradução livre).


Entre eles, está o memorando escrito por Guy Hottel, agente especial encarregado do escritório de Washington em 1950. No documento, cujo assunto é "Discos Voadores", Hottel revela que um investigador da Força Aérea declarou que "três chamados 'discos voadores' haviam sido recuperados no Novo México". O investigador teria dado a informação a um agente especial. O FBI censurou a identidade do agente e do investigador.




"Eles foram descritos como sendo de forma circular, com aproximadamente 50 m de diâmetro", afirma Hottel. "Cada um teria sido ocupado por três corpos humanos, mas de pouco mais de um metro", acrescentou. Segundo o relato, os corpos estariam vestidos com panos metálicos e cada um foi enfaixado de um modo semelhante ao utilizado nas roupas usadas por pilotos de teste de velocidade.


Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.


Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          
O blog de quem curte  ficção científica

domingo, 29 de julho de 2012

ÁGUA! De onde ela Veio?

Estudos indicam que Água da Terra veio do Cinturão de Asteroides



Sistema Solar nasceu em uma nebulosa - e acredita-se que nossa água se formou nessas condições
O Sistema Solar nasceu em uma nebulosa - e acredita-se que nossa água se formou nessas condições. Foto: JPL/Nasa/ DivulgaçãoFoto: JPL/Nasa/ Divulgação
MATHEUS PESSEL
Muitos cientistas acreditam que a água que veio parar na Terra foi formada nos confins do Sistema Solar, além de Netuno. Contudo, um estudo divulgado na semana passada e que foi publicado na Science indica que a substância veio de um região muito mais próxima - o Cinturão de Asteroides (entre Marte e Júpiter) - através de meteoritos e asteroides, o que contradiz algumas das principais teorias sobre a evolução do Sistema Solar.
Pesquisadores afirmam que nosso planeta era quente 
demais nos seus primórdios para ter água (temperatura 
seria tão alta que as moléculas teriam sido "expulsas para o 
espaço") e, portanto, a substância deve ter vindo de fora. 
Uma das hipóteses afirma que ela se formou na região 
transneptuniana (que fica além de Netuno, o último planeta 
conhecido do sistema) e depois se moveu para mais perto 
do Sol, junto com cometas, meteoritos e asteroides. 
Contudo, é possível saber a distância em que as moléculas 
de água se formaram em relação ao Sol ao analisar os 
isótopos de hidrogênio presentes. Quanto mais longe da 
estrela, haverá menos radiação e, portanto, mais deutério (o 
átomo de hidrogênio "pesado", que tem um próton, um 
nêutron e um elétron, ao contrário do mais comum, que tem 
apenas um próton e um elétron).


O novo estudo comparou a presença de deutério no gelo trazido por condritos (um tipo de meteorito) e indicou que ela foi formada muito mais próxima de nós, no Cinturão de Asteroides (esses meteoritos não contêm mais água, mas a substância fica registrada através de um tipo de mineral chamado de silicato hidratado, e é o hidrogênio presente nele que é investigado). Além disso, comparando com os isótopos de cometas, a pesquisa indica que esses corpos se formaram em regiões diferentes dos asteroides e meteoritos e, portanto, não atuaram na origem da água no nosso planeta.


"Dois modelos dinâmicos têm os cometas e os meteoritos condritos se formando na mesma região, e alguns destes objetos devem ter sido injetados na região em que a Terra se formava. Contudo, a composição da água de cometa é inconsistente com nossos dados de meteoritos condritos. O que realmente deixa apenas os asteroides como fonte da água na Terra", diz ao Terra Conel Alexander, do Instituto Carnegie, líder do estudo.
Debate reacendido
Em 2011, a hipótese de que os cometas tiveram pouca importância na origem da água na Terra já estava com pouca força. Mas um estudo divulgado na revista Nature usou o telescópio Herschel, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), para descobrir que a composição do cometa Hartley 2 tem uma quantidade de deutérios similar à encontrada no oceano. Foi o primeiro cometa com essa composição, já que outros seis analisados anteriormente tinham uma quantidade de deutério muito diferente dos mares da Terra.
Contudo, o novo estudo também refuta essa possibilidade. Segundo os pesquisadores, o cometa não traz apenas água, mas também outras substâncias (inclusive orgânicas) que contêm hidrogênio. E a quantidade de deutério presente nos cometas ainda fica acima daquela observada no nosso planeta, o que impede que esses corpos sejam considerados como uma importante fonte de água.
"A recente medição do cometa Hartley 2 tem uma composição isotópica de hidrogênio parecida com a da Terra, mas nós argumentamos que todo o cometa, incluindo a matéria orgânica, é provavelmente rica demais em deutério para ser uma fonte da água da Terra", diz Alexander.

Sobram duas possíveis fontes, que devem ter atuado juntas: rochas do Cinturão de Asteroides e gases (hidrogênio e o oxigênio) que existiam na nebulosa na qual o Sistema Solar se formou. O estudo foi conduzido por pesquisadores do Instituto Carnegie (EUA), Universidade da Cidade de Nova York, Museu de História Natural de Londres e da Universidade de Alberta, no Canadá (Foto ao lado).                                         

Fonte: Terra Notícias
Todas as imagens, filmes e etc são 
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica 

sábado, 28 de julho de 2012

Após 9 Meses... É chegada a Hora!!!

Após quase 9 meses, nave

Curiosity está prestes a pousar em MarteNa imagem, a sonda Curiosity sendo preparada para o lançamento. Foto: Nasa/Divulgação

 imagem, a sonda Curiosity sendo preparada para o lançamento
Foto: Nasa/Divulgação
Em uma semana, os engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da Nasa estarão assistindo ao tão esperado pouso do robô Curiosity em Marte. O projeto de 10 anos e 2,5 bilhões de dólares envolveu o trabalho de cinco mil pessoas em 37 estados diferentes. Mas se a chegada da mais ambiciosa máquina já enviada ao planeta vermelho é comemorada, também é motivo de preocupação por causa dos 14 minutos em que a agência espacial americana ficará sem comunicação com a sonda. Serão "minutos de terror", dizem os responsáveis.
Após uma jornada de quase nove meses, o laboratório da Nasa programou para que o robô faça o pouso em Marte no dia 5 de agosto, às 14h31 (horário de Brasília). Considerada a sonda mais completa já enviada ao planeta vizinho, a Curiosity foi lançada em 26 de novembro de 2011 em um foguete Atlas V, da Nasa. Segundo o jornal americano LA Times, ao se aproximar de Marte, a nave irá se transformar, passando de uma velocidade de 20,9 mil km/h para 27 km/h, enquanto usa 76 dispositivos pirotécnicos, cordas, facas e o maior paraquedas supersônico já construído.

A sequência inteira terá de ser movida por conta própria, uma vez que a distância do planeta vermelho da Terra é tão grande que cientistas não poderão pilotar a máquina remotamente. Eles terão de enviar o último comando à espaçonave com duas horas de antecedência. Assim que entrar em território marciano, a Curiosity enviará um alerta à Nasa, mas a mensagem levará 14 minutos para alcançar a Terra. Isso significa que, quando a mensagem for recebida pelos cientistas, o robô estará na superfície por sete minutos, ou intacta, ou destruída.

Um dos engenheiros do JPL, Devin Kipp, afirma que Marte é um lugar muito difícil de pousar uma máquina. "É conhecido por comer espaçonaves", disse.
Curiosity 
A sonda é não apenas a mais moderna, mas também a mais bem equipada a já chegar a Marte. São 10 instrumentos científicos que deixam o robô 10 vezes mais pesado e com o dobro do comprimento que as sondas Spirit e Opportunity, lançadas em 2003.
Ao contrário das irmãs mais velhas, a Curiosity é capaz de colher (após pulverizar, triturar e/ou "explodir" com um laser) amostras de solo e rocha e analisá-las em um "laboratório" interno - ou com suas muitas câmeras e espectrômetros (equipamento que analisa o espectro eletromagnético).






Segundo o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), da Nasa, o robô é capaz de passar por obstáculos de até 65 cm de altura e percorrer até 200 m por dia no terreno marciano. Um gerador radioativo, alimentado por plutônio-238, vai produzir energia suficiente para um ano marciano (687 dias da Terra), tempo previsto para a missão.
O local onde a sonda vai pousar não foi escolhido ao acaso. A cratera Gale seria um dos locais potencias para a existência de vida em Marte. Contudo, a sonda não foi projetada para determinar se existe - ou existiu - vida no planeta, já que não carrega instrumentos para registrar processos biológicos nem registrar imagens microscópicas. Mas ela irá analisar condições de vida no planeta Marte.
A ideia também será de preparar o terreno para futuras missões com esses objetivos e até para uma possível missão tripulada.







Todas as imagens, filmes e etc são 
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica 

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Da invenção da lâmpada, até a necessidade de apaga-la

Da invenção da lâmpada à necessidade de se apagar a luz



Fonte: Cartola - Agência de Conteúdo


Dois sofás, uma estante repleta de livros, pequenos quadros pregados à parede. A composição de uma sala varia, mas existe um item que não pode faltar. Indispensável na hora de cumprir o restante das tarefas ou estender o happy hour com os amigos depois do pôr do sol, a lâmpada revolucionou a maneira como lidamos com a escuridão.
Agora, no último sábado de março, uma ação global convoca as pessoas a desligarem esse símbolo da modernidade para chamar a atenção a problemas ambientais que comprometem de alguma forma a qualidade de vida na Terra.
Mas antes de se juntar à Hora do Planeta e apagar todas as luzes de casa por uma hora, saiba mais sobre essa invenção tão essencial para a humanidade. 


Acredite: muita gente já viveu sem ela!



Tá na hora de dormir

A vida não era fácil antes do século 19. A escuridão das ruas à noite impedia encontros e limitava a vida social. Em São Paulo, o problema foi resolvido em 1830, quando se estabeleceu o uso de lampiões de azeite nas vias públicas. Semelhante em outras capitais, com o tempo o processo deu espaço a lampiões a gás, como o da foto. Na maior cidade do país, o último lampião foi apagado em 1936, 63 anos depois da primeira utilização da luz elétrica no Brasil, na estação Rio da estrada de Ferro D. Pedro II, que ligava Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Mas, antes da chegada da luz elétrica, poucas eram as opções ao anoitecer.

Poucas horas de luz

E então... Fez-se a luz!
Mas, não, Thomas Edison (foto) NÃO inventou a lâmpada. Sua grande sacada, na verdade, foi tê-la transformado em um produto comercializável. Em 1879, o americano construiu uma lâmpada incandescente utilizando uma haste de carvão muito fina. Segundo o professor e chefe do Departamento de Máquinas, Componentes e Sistemas Inteligentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Cesar Pagan, a ideia surgiu ao observar que, quando uma corrente elétrica passava pelo fio, ele ficava vermelho. 'Foi então que se pensou na possibilidade de utilizar a energia elétrica para iluminação', diz. Entre os grandes desafios, estava a necessidade de encontrar um filamento que preservasse a incandescência, como no caso do fio de carvão. A durabilidade, no entanto, era restrita.

Edison incandescente, Tesla fluorescente

O nome de Nikola Tesla (foto) foi ofuscado pelo do contemporâneo Thomas Edison. De fato, conseguir elevar a lâmpada a um patamar comercializável é um grande feito. Mas Tesla também é dono de boas ideias. O croata registrou a lâmpada elétrica a arco, precursora das lâmpadas fluorescentes atuais - mais econômicas e, por isso, amplamente defendidas por especialistas. A ideia reúne, no interior do bulbo, dois eletrodos. "É uma luz ultravioleta convertida em luz visível", explica Pagan.


Não deixe de ver esse artigo a respeito de 
Nikola Tesla  e  Thomas Edison

Tungstênio para durar

A pouca durabilidade das primeiras lâmpadas - cerca de 40 horas - exigiu que se repensasse o material do qual era feito o filamento, que deveria ser resistente a altas temperaturas. O tungstênio foi o escolhido. 'Ele começou a ser usado no início do século 20 e foi decisivo para a durabilidade e eficiência da lâmpada', diz o professor. Para evitar que o filamento entre em combustão e se queime rapidamente - deixando todo mundo em casa às escuras -, o interior da lâmpada é preenchido com uma mistura de gases inertes, como o nitrogênio, argônio ou criptônio.


O dilema das incandescentes

O calor, maior parte de energia fornecida pela lâmpada, não é visível ao olho humano. A outra fração é a luz visível, responsável por iluminar a sala enquanto você termina de ler aquele best-seller. 'Quanto mais quente o filamento, maior o percentual de energia na faixa visível', diz o professor. O problema é que, quanto mais quente, mais rápido o filamento queima. Atualmente, segundo Pagan, as lâmpadas incandescentes duram cerca de 750 horas, mais ou menos nove meses. Nos anos 1990, elas duravam até mil horas. A luz, no entanto, era mais fraca. Lembra?


Branquinha econômica

Primeiro, o tom amarelado reinava absoluto. Com o tempo, a luz branca começou a ganhar espaço. Se nove meses de duração pareciam suficientes, os oitos anos de iluminação da lâmpada fluorescente surgiram para conquistar de vez boa parcela da população. Cesar Pagan garante que a resistência em lançar mão das branquinhas - também muito mais econômicas - é bobagem. "Se você compra uma fluorescente por R$ 20, ela te dá economia de R$ 30 reais no ano. A incandescente gasta, anualmente, de R$ 30 a R$ 40, enquanto que a outra gasta em torno de R$ 10", diz. A fluorescente funciona com um tubo no qual é colocado argônio e vapor de mercúrio. Com a passagem da corrente, segundo o professor, os átomos de mercúrio absorvem energia e emitem uma forma de luz ultravioleta. Ao bater na superfície, feita de fósforo, ela é convertida em luz visível.

Bodas de Ouro para o LED
O LED não é propriamente uma lâmpada, mas usa energia elétrica para iluminar. Novidade do mercado, pode durar entre 25 e 50 anos. 'O preço é mais alto, mas é a garantia de se ter a lâmpada por um bom tempo', afirma o professor. No entanto, para Pagan, a promessa de 'luz eterna' não deve ser decisiva na hora de optar pelo produto. 'Dificilmente alguém vai ficar com o LED por tanto tempo. As pessoas mudam de casa, de lustre, de iluminação, querem uma potência diferente. A princípio, o custo-benefício é vantajoso para o LED, mas o fato de ele durar tanto, justamente por conta das mudanças ao longo da vida, talvez não compense', observa. As qualidades da opção, porém, não se restringem à duração: além de ser mais econômica, ela não emite nenhum tipo de raio nocivo, como ultravioleta e infravermelho.

Foco nas renováveis

No Brasil, a energia elétrica é produzida, principalmente, em termelétricas e hidrelétricas. Para o professor da Unicamp, é preciso considerar os impactos de construção dessas usinas. No entanto, diz ele, em longo prazo a construção é benéfica. "Deve haver uma área de inundação, e é preciso considerar os impactos ambientais iniciais. Mas essas são opções de energia renovável", diz o professor. 


Por um mundo melhor
Em 2012, o ato de apagar as luzes como forma de chamar atenção para as questões ambientais completa cinco anos. Ao contrário do que muita gente pensa, a Hora do Planeta não visa à economia de energia. Ela é apenas um ato simbólico, voltado a todas as questões relacionadas ao tema, e não apenas contra o desperdício. Mas, calma, há uma explicação para o alerta ser dado desta forma: na Austrália, país onde a iniciativa nasceu, a produção de energia elétrica geralmente utiliza carvão, grande responsável pela emissão de gás carbônico. Não é o caso do Brasil, onde a produção se concentra em hidrelétricas e termelétricas. Mas, segundo a World Wildlife Fund (WWF), como a ação é global, ela é igual em todos os países. O objetivo, de uma ponta a outra, é conscientizar a todos sobre uma das grandes ameaças à humanidade: o aquecimento global. O professor lembra que o Brasil não utiliza derivados de petróleo, responsável por altos índices de emissão de gás carbônico em países desenvolvidos, na produção de energia. "Devemos nos preocupar não apenas com a economia, mas também com a eficientização dessa energia. Futuramente, poderemos trabalhar com energia eólica, solar e com álcool, já que seu ciclo, a partir da cana, não aumenta a quantidade de carbono na atmosfera", destaca.

Fonte : Especial para o Terra


Achou estranho a informação de que Thomas Edison não inventou a lâmpada, então indico esse dois links abaixo, vale a pena clicar e ver: 

Nikola Tesla  e  Thomas Edison


Todas as imagens, filmes e etc são 
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica 



quinta-feira, 26 de julho de 2012

BATMAN !!!


O Cavaleiro das Trevas Ressurge


BATMAN

                         The Dark Knight Rises


Antes mesmo de começar a falar do filme, o que vários blogs e sites  já fazem e estão fazendo, vou dar um 
destaque a escolha da atriz para ser a "Mulher GATO". Acho que o correto seria dizer "Mulher GATA", vocês 
irão concordar comigo, para isso leia o post e tirem as suas próprias conclusões. 

Aqui coloco algumas das atrizes que fizeram parte dessa extensa lista de candidatas à Mulher Gato. 

Rachel Weisz,
Charlize Theron, 
Keira Knightley, 
Naomi Watts,
Natalie Portman e...; e...

 Rachel Weisz, 











Charlize Theron, 









Keira Knightley, 














Naomi Watts,














e até mesmo Natalie Portmanque está envolvida na franquia de outro 
super-herói, Thor















Mas de acordo com o site Hollywood Reporter, nenhuma delas foi páreo para a 
candidata que deverá enfrentar homem-morcego, vestindo um colante preto, 
orelhas pontudas e um chicote… sim, ela será a Mulher-Gato, e a atriz que estará 
preenchendo o colante é ninguém menos que

Anne Hathaway.
Se ninguém sabe quem ela é, pode vê-la em filmes 
como O Segredo de Brakeback Mountain, O Diabo 
Veste  Prada,  Agente  86  e  Alice  no  País  das 
Maravilhas. A atriz já mostrou seus… dotes nos 
filmes Garotas sem Rumo e O Segredo de 
Brokeback Mountain, e se mostrou pronta pra ação 
em Agente 86, interpretando a Agente 99.







Os Vilões!

Mulher Gato - Anne Hathaway













                                                                                                                                                                  




O "quebra-ossos" - Tom Hardy
O ator se demonstrou bem empolgado ao descrever
 as características de Bane. 
Ele é brutal, muito brutal…ele é como uma 
bola de demolição…capaz de se safar com 
qualquer coisa. Ele é um terrorista tanto na 
sua mentalidade, como na sua forma de agir. 
Ele é horrível, disse.
Para quem não conhece o ator eis alguns filmes
de sua carreira: 

O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS - (Tinker, Tailor, Soldier, Spy)

GUERREIROS - (Warrior)

A ORIGEM - (Inception) 
JOGO ENTRE LADRÕES - (The Code / Thick as Thieves); 
dentre vários outros.





Sinopse e detalhes do Filme BATMAN

Oito anos após os eventos ocorridos em Batman - O Cavaleiro das Trevas, o terrorista Bane (Tom Hardy)
retorna para Gotham City, provocando o pânico e o desespero. Sem forças para enfrentar o terrível 
criminoso, sedento de sangue, a polícia da cidade chega ao seu limite, fazendo com que Batman 
(Christian Bale) retorne de seu exílio por ter sido responsabilizado pelos crimes de Harvey Dent. 
A hora da vingança está chegando. Resta saber quem sairá vencedor?
Bruce Wayne terá que lidar ainda com a presença da misteriosa Selina Kyle (Anne Hathaway), que em
pouco tempose transforma na Mulher-Gato. Dirigido por Christopher Nolan, Batman - O Cavaleiro das 
Trevas Ressurge fecha a trilogia do Homem-Morcego. 
Acho que fecha, mas não acaba. Se é que me entendem!

Warner liberou um novo pôster do aguardado “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge“, 
que encerra a trilogia dirigida por Christopher Nolan (“O Grande Truque“). No pôster foi 
explorada uma das frases que aparecem no trailer mais recente, um fogo irá surgir, e o
fundo é o mesmo da imagem exposta anteriormente, no entanto, com o símbolo do morcego em
chamas. Veja:


Batman – 
O Cavaleiro das Trevas 
Ressurge” tem sua
estreia marcada para 20 
de julho nos EUA,chegando
aos cinemas do Brasil, 
FINALMENTE AMANHÃ; 
DIA 27-07-2012 !!!






















VEJAM O TRAILER:

Caso tenha problema em ver o Trailer clique AQUI.

Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises) 

- TRAILER 3 LEGENDADO


Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica