Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

A Origem do E...






A Origem do Espelho.













A Historia

A historia do espelho surgiu no Egito, onde foram encontrados espelhos de cobre no ano 3000 a.C deixados pelo homem. Algumas tentativas de polimento foram feitos em metais e pedras com areia. Essa experiência não foi bem sucedida, pois as superfícies não produziram uma espécie de reflexo que mostrava contornos e formas.
Foi então por volta do século 17, em Veneza na Itália, que os artesões passaram a produzir o espelho. Utilizando no seu processo de fabricação o vidro, que passava por uma camada metálica refletora, obtendo-se então o espelho plano similar ao que temos nos dias de hoje. Com isso na época os espelhos tornaram se caros e muito nobres.
Com o passar dos séculos, varias descobertas foram feitas e hoje podemos afirmar que o espelho se dá em grandes laminas de vidros, formado por camadas intermediaria de prata e tinta. Portanto os reflexos da nossa imagem serão refletidos na camada metálica.




A Historia



Tudo indica que a primeira vez que o ser humano viu seu reflexo foi na água. Isso deve ter mudado em cerca de 3000 a.C., quando povos da atual região do Irã passaram a usar areia para polir metais e pedras.Esses espelhos refletiam apenas contornos e formas. As imagens não eram nítidas e o metal oxidava com facilidade.
Pouco mudou até o fim do século 13. Nessa época, o homem já dominava técnicas de fabricação do vidro, mas as peças eram claras demais, e por isso não tinham nitidez. Até que, em Veneza, alguém teve a ideia de unir o vidro a chapas de metal. Surgia assim o espelho como o conhecemos até hoje.
Mas este era um produto raro e caro. Os chamados espelhos venezianos eram mais valiosos que navios de guerra ou pinturas de gênios como da Renascença. A democratização do artigo começou em 1660, quando o rei da França Luis XIV (1638-1715) ordenou que um de seus ministros subordinasse artesãos venezianos para obter o segredo deles. O resultado pode ser conferido na sala dos espelhos no palácio de Versalhes.
Com o advento da Revolução Industrial, o processo de fabricação ficou bem mais barato e o preço caiu.



A Historia


A primeira manifestação desse fato provavelmente aconteceu quando o homem observou o seu reflexo na água. Por meio desse simples exercício, o homem começou a reconhecer a sua própria imagem e agregar outros elementos que determinam a compreensão de sua identidade. Foi a partir desse momento, junto ao processo de dominação da natureza, que os espelhos foram ganhando espaço e importância.
Segundo o apontamento de alguns pesquisadores, a primeira tentativa de se fabricar um espelho aconteceu na Idade de Bronze, há cerca de 3000 a.C.. Através do polimento de metais e pedras, algumas antigas populações do atual Irã seriam responsáveis pela fabricação dos primeiros espelhos de toda a História. Longe de parecer com os espelhos atuais, os modelos dessa época somente refletiam os contornos de uma imagem bastante distorcida.
Somente nos fins do século XIII é que espelhos com maior nitidez foram fabricados. Combinando uma camada de vidro e uma fina lâmina de metal, os espelhos podiam agora revelar nitidamente as feições do indivíduo. Contudo, assim como as novidades que aparecem no mercado, os espelhos eram raros e custavam muito caro. Entre os séculos XV e XVI, um espelho de proporções médias poderia valer mais que as pinturas de um pintor renascentista ou um poderoso navio de guerra.
A primeira ação em prol da popularização dos espelhos aconteceu no século XVII. No ano de 1660, o rei francês Luís XIV designou um de seus ministros para que subornasse artesãos venezianos, detentores de uma eficiente técnica de fabricação de espelhos. Graças a essa tramoia, os franceses tiveram condições para construir o lendário salão de espelhos encontrado no Palácio de Versalhes.
A partir da Revolução Industrial, os espelhos começaram a ficar mais baratos. Dessa forma, o útil adereço começou a adentrar os ambientes domésticos de famílias das mais variadas classes sociais. Mais que um simples apetrecho para o exercício da vaidade, os espelhos nos permitem conhecer importantes princípios da Física, integram o funcionamento de várias máquinas e até servem como objeto de decoração. 


Como você pode notar, temos inúmeras "histórias" da origem do Espelho. Fique a vontade para escolher qual agrada mais você. 
Já que não temos um consenso na origem, vou falar então como o espelho funciona.

Um espelho é uma superfície muito lisa e que permite alto índice de reflexão da luz que incide sobre ele. Espelhos possuem formas variadas: planos e esféricos.

Olhando um espelho comum, vemos a nossa imagem com mesma forma e tamanho, mas que parece estar atrás do espelho à mesma distância em que estamos dele. Os raios que partem de um objeto, diante de um espelho plano, refletem-se no espelho e atingem nossos olhos permitindo assim a reflexão da nossa imagem. Deste modo recebemos raios luminosos que percorreram uma trajetória angular e temos a impressão de que vem de algo atrás do espelho, em linha reta, ou seja, mentalmente prolongamos os raios refletidos, em sentido contrário, para trás do espelho.


Processo de Fabricação 

Em primeiro momento na fabricação, o vidro deve passar por um processo de lavagem e polimento, em seguida é aplicada a prata, que de transparente a chapa é transformada em espelho. Após esta etapa a prata é protegida pela tinta, e levada para a estufa, ocorrendo assim à secagem da pintura. Por fim recebe  um resfriamento, uma nova limpeza e depois é transportada ao armazém para seguir os beneficiamentos de acordo com a solicitação de cada cliente.



Beneficiamentos / Serviços


Serigrafado No processo de serigrafia do vidro é feita à aplicação de uma tinta serigrafica, no vidro comum, incolor ou colorido. Em seguida esse vidro passa por um processo de secagem no ar livre.













Jateado

A técnica de jatear vidros é antiga e já passou por diversas evoluções. Atualmente é feita em cabine fechada, sem contato com o artesão. Não existe mais a utilização da areia, mas de pós abrasivos mais eficientes e menos tóxicos.
















Lapidado ou Bisotado

Para a maioria das aplicações, os vidros float, impressos ou espelhos precisam receber tratamento de bordas para que não causem ferimentos e para que ganhem maior resistência, evitando o surgimentos de trincas. Biselado e bisotê corte obtuso. Na verdade o efeito não é produzido através do corte, mas sim pela lapidação e polimento da superfície do vidro por meios de máquinas especiais e rebolos diamantados.














Sopro Solar.                                          
O blog de quem curte  ficção científica

Um comentário:

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.