Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

CURIOSIDADES SOPRO SOLAR. MAIS UM PLANETA



Foi descoberto um planeta que pode abrigar vida



Fonte: O Estado de São Paulo

O planeta HD85512b está a 35 anos-luz da Terra e teria temperatura e umidade altas

Cientistas do Observatório Austral Europeu (ESO) descobriram um planeta a 35 anos-luz da Terra que poderia abrigar vida. Com uma massa 3,6 vezes maior que a da Terra, o novo planeta fica em uma região considerada "habitável" por cientistas: a estreita faixa ao redor de uma estrela em que poderia haver água em estado líquido.

Batizado de HD85512b, o planeta orbita uma estrela da constelação de Vela. Ele seria quente, com temperaturas entre 30 e 50 graus centígrados, e muito úmido.

50 novos planetas

O novo planeta é apenas um dos 50 descobertos pelos cientistas do Observatório Europeu do Sul, usando o telescópio Harps, que fica no deserto do Atacama, no Chile.

A descoberta foi anunciada durante um encontro de astrônomos nos Estados Unidos e será publicada na revista científica Astronomy and Astrophysics.

Destes planetas, 16 são considerados Super-Terras, planetas com uma massa maior que a da Terra, mas menor que a de gigantes gasosos como Júpiter, considerados inapropriados para abrigar vida.


 

Descobertas futuras



Cinco dos novos planetas têm uma massa não mais que cinco vezes maior que a da Terra.

"Estes planetas vão estar entre os melhores objetos de estudo para futuros telescópios espaciais, que vão procurar sinais de vida nas atmosferas dos planetas tentando encontrar, por exemplo, indícios da existência de oxigênio", disse Francesco Pepe, do Observatório de Genebra, que contribuiu para a pesquisa.

Com os resultados encontrados até o momento, os astrônomos dizem estar cada vez mais perto de descobrir outros pequenos planetas parecidos com a Terra em volta de estrelas similares ao Sol.

"Nos próximos dez a 20 anos, devemos ter a primeira lista de planetas possivelmente habitáveis nas proximidades do Sol", concluiu o líder do estudo, Michel Mayor.







Planeta parecido com a nossa terra, mas não é o Planeta Ropros.
Mas bem que poderia ser!

Por favor, depois de ler, não deixe de escrever o seu comentário. Obrigado!

Uma equipe de astrónomos norte-americanos anunciou a descoberta de um planeta fora do Sistema Solar, com um tamanho semelhante à Terra, que poderia ser habitável.
“Astrophysical Journal”. 
O Gliese 581g – cuja massa é três vezes superior à da Terra e que indica que poderá ser rochoso, orbita a sua estrela (a Gliese 581, uma anã vermelha) a uma distância que o coloca dentro da chamada “zona habitável”, onde a água poderá existir em estado líquido à superfície do planeta. O Glieseg 581g encontra-se a 20 anos-luz da Terra, na constelação Balança, e terá um diâmetro 1,2 a 1,4 vezes superior ao da Terra.


Os astrónomos estimam que a temperatura média do planeta à superfície se situe entre os 31 graus Célsius negativos e os 12 graus Célsius negativos.
Se for confirmado, este pode ser o planeta fora do Sistema Solar mais parecido com a Terra até agora descoberto e pode ser o primeiro a ser potencialmente habitado, escrevem em comunicado os autores, coordenados por astrónomos da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, e do Instituto Carnagie, em Washington.
Para os astrónomos, um planeta “potencialmente habitável” é aquele que pode sustentar vida, não necessariamente um que os humanos considerem bom para se viver. Segundo os autores, a habitabilidade depende de fatores como a existência de atmosfera e de água em estado líquido.
Estas descobertas são o resultado de onze anos de observações no Observatório W. M. Keck, no Havai.
Desde 1995, os astrónomos já detectaram 490 planetas fora do nosso Sistema Solar. Mas acontece que a maioria é muito grande e muito quente, uma vez que se encontram muito perto da sua estrela.

Obs. do Sopro Solar : O nosso problema não é a distância para chegarmos lá, o nosso problema é a nossa tecnologia aeroespacial. Quem sabe aprendemos um pouco com os Ropranianos.
Pois o Glieseg 581g encontra-se a 20 anos-luz da Terra. 

                                            -------------------              -----------------------

Um pouco de descontração... Mais curiosidades!

Curiosidades sobre Astronomia:
- Se morássemos em Netuno, nunca faríamos aniversário, pois um ano é o tempo que o um  planeta     leva para dar a volta ao Sol, e Netuno leva 165 anos terrestres para fazer essa trajetória.

- Você sabia que São Paulo já foi alvo de um meteoro? Este fenômeno ocorreu a apenas 35 kilômetros da região central de São Paulo. Ainda bem que isso foi há milhares de anos, porque se isso fosse hoje a cidade viraria pó em segundos. 

- As estrelas não piscam. Nós vemos as estrelas piscando por causa da turbulência da atmosfera terrestre, que interfere na luz emitida por elas. 

- Se o Sol morresse de morte súbita, nós só saberíamos que ele apagou 8 minutos e 15 segundos
  depois. Isso porque a luz leva esse tempo para chegar até nós.

- O que é Estrela Cadente?
  Não é estrela para começar. É um meteoro que entrou na atmosfera terrestre e emite luz porque
  incandesce ao chocar-se com ela. As partes que caem no solo são chamadas de meteoritos.


Abraços a todos.

Sopro Solar!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.